hamburguer tradicional

Conheça a história do hambúrguer e como ele se tornou popular

Conheça a história do hambúrguer e como ele se tornou popular

x tudo abacaxi

Para muitas pessoas a história do hambúrguer vem toda dos Estados Unidos. Mas hoje você ira conhecer toda a verdade sobre a origem do hambúrguer.

Grandes empresas como Mc Donalds e Burguer King são tradições em hamburguerias em todo o mundo, e podem levar a pensar que esse prato tão amado vem de lá.

Mas, antes de se tornar um dos pratos mais populares no país, o hambúrguer já era consumido por povos antigos na Ásia Ocidental.

Onde e quando foi criado o hambúrguer?

hamburguer tradicional

Ainda no século XIII, quem teria dado a origem ao consumo de carne amassada e modelada em formato esférico e que era consumida dentro do pão foram os Tártaros.

Eles eram uma das principais tribos dos povos Mongóis, esse tipo de alimento muito prático para as tropas que invadiram a Europa naquele século.

Depois, já no século XVII, viajantes alemães trouxeram essa ideia para açougues da cidade de Hamburgo, e lá desenvolveram técnicas para moer a carne. 

Quando pronta essa carne moída temperada, criavam bifes que, além de saborosos, custavam pouco e logo se tornaram populares por toda a cidade.

Quando aconteceu a chegada do hambúrguer nos Estados Unidos?

Ainda no século XVII, os primeiros imigrantes da Alemanha, em específico da região de Hamburgo, chegaram aos Estados Unidos, junto da famosa receita do bife de carne moída.

Os primeiros americanos a provar o hambúrguer eram marinheiros e o batizaram com o nome de hamburgueria, vale lembrar que até então o prato não tinha sido batizado com “hambúrguer”. 

Aos poucos foi tomando espaço na culinária americana e logo ganhou popularidade e passou a ser chamado de Hambúrguer como conhecemos hoje.

Como o hambúrguer se tornou tão famoso?

A praticidade com certeza foi um dos motivos pela qual se tornou tão popular. No início do século XIX, os Estados Unidos teve uma “explosão” industrial e com isto se fazia necessário alimentos que fossem rápidos, práticos e com baixo custo para alimentar a grande massa de trabalhadores.

Nessa época já existia outra ideia plantada pelos alemães, os carrinhos de sorvete e os de Hot dogs. 

Foi então que, em 1921 entrou em cena a primeira cadeia de lanchonetes daquele país, que se chamava White Castle e vendia uma versão cozida do hambúrguer temperado com cebola.

No século XX muitas lanchonetes começaram a vender o prato. 

Nos anos 30 a época de ouro dos drive-ins, era vendido hambúrguer e isso trouxe ainda mais popularidade para ele.

Assim, o hambúrguer conquistou os americanos e logo após se espalhou pelo mundo todo. 

Aos poucos foram sendo criadas versões com ingredientes diferentes e receitas mais sofisticadas.