maionese ketchup mostarda

Saiba quais são os principais tipos de maionese

Saiba quais são os principais tipos de maionese

maionese

A maionese é um dos molhos simplesmente mais utilizados pelos brasileiros.

Em todo o país, de Norte a Sul é bastante comum encontrarmos diferentes versões desse molho acompanhando diversos pratos, dentre eles churrasco, saladas, sanduíches, pizzas etc.

A maionese tem um molho com característica levemente ácida e saborosa.

Começou a ser consumida no Brasil por volta da metade do século XX, quando era servida uma versão adaptada da salada russa nos jantares da alta sociedade.

A partir daí, foram criadas muitas versões partindo da maionese tradicional inserindo novos condimentos e temperos, assim criando novos sabores com opções para agradar todos os gostos. 

Conheça os tipos de maionese

maionese tradicional

Como citado acima, com o decorrer do tempo foram criadas muitas e muitas versões de maionese. Vamos conferir algumas dessas versões mais populares entre os consumidores:

Maionese tradicional

A receita tradicional da maionese é composta por diversos ingredientes, sendo eles, ovo, óleo, limão, e sal.

O primeiro passo é bater a gema do ovo com uma colher de suco de limão e uma pitada de sal, quando essa mistura estiver bem homogênea deve inserir o óleo em fio, batendo até que se chegue na consistência correta da maionese.

Maionese de alho (Aioli)

maionese aioli

A Maionese de Alho é um tipo de molho bem conhecido e popular, ele nada mais é que um molho tradicional com sabor de alho, para preparar é simples, basta utilizar a receita da maionese tradicional ou alguma maionese industrializada depois é só bater junto alho e pimenta-do-reino. 

Se quiser saber mais sobre o passo a passo de como fazer maionese de alho, acesse nosso artigo.

Maionese de leite

Essa é para quem gosta da receita caseira sem ovos a maionese de leite acaba sendo uma boa pedida, a receita combina os ingredientes, leite, sal, mostarda, suco de limão e azeite ou óleo.

Maionese de Ervas (Verde)

molho verde

Uma das versões da maionese mais queridinha e popular entre os consumidores, é bastante utilizada em hamburguerias brasileiras, a maionese verde é feita batendo no liquidificador, ovos cozidos, alho, suco de limão, salsinha, azeite e sal.

Nos ensinamos no artigo de como fazer maionese de ervas, o passo a passo comer esse molho delicioso.

Maionese de abacate (vegana)

A maionese de abacate é bastante popular entre pessoas veganas (pessoas que não consomem produtos de origem animal), uma maionese muito saborosa, é feita partindo do abacate com a mistura de limão, sal, azeite e água.

Maionese apimentada

É a maionese que talvez tenha mais presença quanto ao sabor, a maionese apimentada é a mistura da maionese tradicional com a combinação do molho de pimenta de sua preferência, é só ir misturando o molho de pimenta a gosto até atingir o sabor desejado.

Pratos tradicionais com maionese

A maionese é um molho que combina perfeitamente com aquele delicioso hambúrguer, com porções fritas e claro com aquela saladinha.

Porém existem vários pratos que casam perfeitamente com esse delicioso molho, a seguir veja alguns desses pratos que nós selecionamos para você:

1º Salada de maionese com churrasco

Aquele churrasquinho no final de semana casa perfeitamente com salada de maionese e o melhor é que dá para preparar em poucos minutos.

A receita é a seguinte: você precisará de quatro ovos cozidos, quatro batatas, um pote de maionese (caso prefira pode-se preparar sua própria maionese utilizando as receitas que já passamos aqui), ervas e temperos a gosto.

Cozinhe os ovos e as batatas, depois descasque-os e os fatie bem, após fazer isso basta misturar com a maionese e temperar com as ervas e os condimentos a gosto.

2º Frango assado com maionese

Uma boa opção é o frango assado com maionese, o melhor é que o tempero com a Maionese Sabor Pimenta carrega um sabor especial para a refeição.

Você precisa de 1kg de coxa sobrecoxa de frango, quatro colheres de maionese, dois dentes de alho picados, páprica doce e sal a gosto.

Misture os ingredientes em um recipiente e depois acrescente a carne em seguida temperando-a. Após fazer isso coloque o frango em uma forma e leve ao forno, o forno deve estar preaquecido a 180º graus por 45 minutos. Vai verificando até dourar e estará pronto. 

3º Macarrão com maionese 

Macarrão com maionese é um prato servido gelado.

Para preparar, você vai precisar de um pacote de macarrão de sua marca de preferência (de preferência parafuso), meia xícara de chá de maionese com azeitona preta,uma lata de atum ralado ao óleo e salsinha a gosto.

Depois de cozinhar a massa, escorra a água e deixe esfriar. Após ter feito isso, misture o macarrão com o resto dos ingredientes e transfira para uma tigela. Caso queira pode aumentar a quantidade de maionese, feito isso está pronto para ser degustado.